sábado, 17 de julho de 2010

Sobre Yoga


Atualmente, com o crescente interesse pela expansão de consciência e pela ciência da mente em geral, é natural que nos voltemos para ciência do Yoga cujo tema central é a compreensão e o domínio da mente. Existem, é claro muitas abordagens ocidentais ao estudo e controle da mente, cada qual promovendo vários conceitos e técnicas diferentes. Mas comparadas a elas, a antiga ciência yogi representa um grande ancestral. Por milhares de anos os yogis vêm investigando os mistérios da ciência da mente e da consciência, e podemos muito bem descobrir que alguns de seus achados aplicam-se também às nossas próprias pesquisas.
A palavra “yoga” deriva da raiz sânscrita “yuj”, que significa “jungir”, “atar”, “reunir”, “ligar”, “dirigir e concentrar atenção sobre”, “usar e aplicar”. Significa também “união” ou “comunhão”. É uma filosofia que visa à identificação do ser humano com sua própria natureza e sua integração com o universo, nos permitindo encarar a vida com equanimidade. É a disciplina do intelecto, da mente, das emoções, da vontade, na qual adquirimos consciência do estado de libertação (moksa) e independência (kaivalyam).

A essência do Yoga promove união nos seguintes aspectos:

  • União consigo próprio: sendo uma filosofia de auto-conhecimento, a pessoa alcança sua consciência mais íntima , sua essência, seu self; isso pode ser resumido nas palavras do grande mestre hindu Swami Sivananda (1887-1963), que explica que “Yoga é a integração e harmonia entre pensamentos, palavras e ações, ou integração entre cabeça, coração e mãos” representando os aspectos mentais, emocionais e físicos do ser humano .
  • União com o absoluto: ao exercitar o autoconhecimento em sua plenitude e alcançar a identificação pura com o self individual (jiva), o ser humano também adquire consciência de sua união com o Universo, com o absoluto, com a consciência ou self cósmico (em sânscrito átman). O absoluto representa a natureza, o universo ou a totalidade e, de acordo com a ótica individual, pode incluir também o próprio conceito da divindade. (BORELLA, [et al.], 2007)
O caminho tradicional, previsto pelo Yoga para alcançar a realização, conduz por estados meditativos e de recolhimento mental em profundidade, até a pratica regular do estado de Samádhi, termo este traduzido como autoconhecimento, iluminação, estado de profunda meditação.

Os conceitos de libertação, realização plena e transcendência estão presentes na maior parte das metafísicas desenvolvidas no Oriente, especialmente na Índia, e no Yoga encontrou uma das abordagens mais completas, indo além dos conceitos filosóficos para o desenvolvimento de todo um sistema de técnicas auxiliares dessa jornada.

Apesar de ser uma prática de proposta introspectiva, dentro deste ideal está a integração com os demais seres vivos, principalmente a união entre as pessoas e a união com o próprio universo.


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