quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Feliz eleição pra você!!!


Faltam apenas alguns dias para a eleição. Provavelmente você, assim como eu, já está cansado das propagandas eleitorais veiculadas diariamente na TV, dos milhares de panfletos que te entregam na rua, no trabalho, na faculdade, de emails com propostas, de placas com as caras de candidatos a cada 5 metros, de gente tentando te convencer a votar nesse ou naquele cidadão.
Apesar de estar completamente saturada de eleição, confesso que ainda hoje assisti, como em todos os outros dias, os programas partidários, li os emails que recebi, acessei sites de candidatos, tudo isso em busca de opções que me fizessem acreditar que meu voto possui de fato, algum valor. Às vezes me pergunto o que esses candidatos têm na cabeça... Se é que possuem cabeça. E alma, que é muito mais importante! Logicamente que estou generalizando. Mas é tanta promessa absurda, tanta propaganda bizarra, tanto gasto com campanha, tanto material que será descartado já que não existe qualquer intenção de reaproveitá-los, que eu me pergunto: existe saída para o povo brasileiro?! Chegamos ao absurdo de achar corriqueiro dinheiro em cuecas, meias, mensalões, propinas. Os casos de corrupção aumentam a cada semana. E num dos vários momentos de reflexão, debates políticos com colegas, horários eleitorais, eu pude concluir que nossos representantes são a caricatura escarrada do povo que os elege. Sim. A culpa é toda sua! É toda nossa! A corrupção está presente em todos os níveis de convívio social. Acontece quando você imprime sua apostila do cursinho no trabalho, quando não devolve o troco que lhe deram a mais por engano, quando passa itens no supermercado embaixo do carrinho, quando fala ao celular dirigindo, quando estaciona na vaga destinada a deficientes, quando joga lixo pela janela do carro ou a bituca do cigarro no chão, quando constrói sua casa em cima da areia de frente pro mar. Poderia citar exemplos durante um dia inteirinho ou até mais. Eu – que ando na linha, você – que está acima de qualquer suspeita, sua mãe – que sempre foi um exemplo, seu pai – que é seu herói, seu namorado – lindo de morrer, sua esposa – dedicada ao extremo, seus filhos – inofensivos – todos nós somos corruptos, tanto quanto essas criaturas que tem o dever de nos representar. Eles têm feito muito bem o papel que lhes é confiado. Não, eles não atuam. Eles são como nós: povo brasileiro que busca uma saída, quase como um milagre pra solucionar os problemas da vida diária. Por que você acha que o brasileiro não vai para as ruas clamar por justiça? Por que não pinta a cara e grita que deseja mais honestidade?? Falta moral..Você tem inúmeros problemas..te falta dinheiro, férias, transporte, comida de qualidade. Eles têm tudo isso, mas não estão satisfeitos. Querem mais dinheiro, uma casa na praia, o carro do ano, poder. Então o que esperar dessa gente?!
O que eu espero de um candidato é que ele seja mais GENTE. Mas gente do tipo cidadã. Que cumpre com deveres e obrigações. Que respeita os direitos alheios: das pessoas, mas sem esquecer os direitos dos animais, das florestas, do ar e da água. Eu quero um representante que seja gente solidária. Que dê um espaço no trânsito. Que faça trabalho voluntário. Que se dedique à causas sociais. Que proteja as crianças. Gente educada, que saiba dar a vez aos mais velhos, deficientes e gestantes. Gente que não reclame o dia todo do Sistema Único de Saúde, mas que cuide dos seus hábitos, que pratique atividades mais saudáveis, que não se automedique, que não faça uso de drogas de forma indiscriminada, que escove os dentes corretamente, que não acumule água nos seus quintais, que plante arvores na frente de casa, que aprenda a importância das ervas para a cura de muitos males. Quero um representante que dê valor a educação de qualidade, e que tenha estudado, por favor! Porque são os eleitos que criarão as leis que serão aplicadas no nosso dia-a-dia e isso, gostem ou não, exige o mínimo de conhecimento. Quero gente menos egoísta. Que pare de pensar somente nos seus bens e no que pode adquirir com o famoso jeitinho brasileiro. Quero um representante que não consiga dormir tranquilamente sabendo que existem crianças com fome, velhos com frio, gente sem teto, sem higiene e sem amor. Quero gente preocupada com desenvolvimento sustentável, com planos diretores que visem um crescimento voltado para a conservação do meio ambiente, com educação ambiental já na educação infantil, porque é nessa fase que se aprende que existem lixeiras pra se colocar o lixo e que o consumo exacerbado maltrata nosso planeta. Quero um representante que pare de enfiar o nosso dinheiro na cueca, que devolva a carteira que achou na rua – com o dinheiro dentro, que não faça gatos de luz e TV a cabo, que não compre o voto de ninguém, que não utilize a desgraça alheia para beneficio próprio. Agentes públicos, como os nossos governantes, tem como motivo, finalidade e competência, o bem da coletividade. Se desejamos governantes honestos, sejamos primeiro. Sejamos exemplo! Porque tudo isso que desejo para os candidatos que sairão vencedores dessa eleição, desejo a todos nós, cidadãos. Você não pode cobrar respeito se não sabe o que isso significa na prática. Antes de votar no domingo, reflita sobre suas atitudes. Vá e vote, mas volte pra casa com a intenção de ser um ser humano mais digno, de ser mais gente, porque isso sim, não tem preço.
Desejo a todos, votos de feliz eleição, porque você pode até pensar que é inútil ou muito chato sair de casa para escolher alguém que te represente, mas eu sonho com o dia em que essa data será como qualquer outra comemorativa, porque ainda teremos, de fato, motivos de sobra para comemorar!


Por Sabrina Schneider

Nenhum comentário: